sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Há dias de muita sorte....e terça foi o dia


Uma terça-feira de euromilhões

Quem me conhece sabe que sou super distraída (posso dizer que este é o meu nome do meio) e como não poderia deixar de ser mesmo a mais de 3000km aqui sou uma "romana" distraída!!! Acho que já tinha falado num outro post que para nos deslocarmos às escolas temos de ir de autocarro. Estes autocarros são autocarros que fazem a ligação entre Cluj e outras terras perto-longe. Esta terça-feira era mais uma terça-feira normal: sair da aula de romeno, comer algo, apanhar um bus na cidade para ir para a estação dos autocarros numa ponta da cidade, entrar no bus para a escola, pedir em romeno os bilhetes para todos, ser "gozada" pela motorista pela minha "pronuncia romena", ir para a escola, estar com os miúdos 45m, ir para a "paragem de bus" da terra esperar que o bus passe (e rezar para que haja lugares) e voltar a Cluj! Sou apologista de que quando vivemos noutro país temos de falar a língua ou pelo menos tentar, por uma questão de respeito. Quando compro os bilhetes tento sempre pedir em romeno "Bună dimineața. YY bilete pentru XXX vă rog", mas não sei porque para o "xover" (que não se escreve assim mas que é condutor em romeno) é sempre uma animação -.-. Ora voltando à passada terça-feira depois de oferecer 2m de diversão ao condutor, começamos a nossa viagem, fomos para a escola e quando estamos à espera do Bus para Cluj reparo que não tenho a carteira com o € para os bilhetes!!!!!!! Nada nos bolsos, nada na mala, nada na escola.... OMG!! O € para o resto da semana, o resto dos bilhetes, o € da organização, perdi-o e agora tenho de repor do meu bolso 😩 Calma! Pedi à nossa voluntária local (voluntários que vão connosco às escolas e ajudam na tradução) para ligar para a empresa de autocarros, pois a carteira poderia ter ficado no bus. Depois de várias chamadas e apertos no coração: a carteira ficou no bus e o motorista pode entrega-la... UFAAAAAAAAA 😇 Estou safa e tenho uma sorte brutal ah ah ah ah ah (mas pf não faças outra). Voltar atrás para contar algo super curioso, nesta viagem para a escola, tivemos um controlo de bilhetes que saiu na mesma paragem que nós e que quando perguntou à nossa voluntária de onde éramos e ela ela respondeu que eu era de Portugal, o senhor começou a rir e disse que o motorista (o que gosta de rir de mim quando falo romeno) tinha estado 7 anos em portugal e falava muito bem português (pensei ah ah ah estás tramado). Na realidade foi a minha sorte para combinar a devolução da carteira. O senhor fala português muito bem com um sotaque a dar para o brasileiro. Esteve 5 anos a trabalhar na autoestrada no norte, perto de Braga, tem muito amigos portugueses e gostou bastante de la estar. Salvou o meu dia e isso é o mais importante 🙏

Escolas 

O trabalho nas escolas tem corrido bem! São três escolas muito diferentes. com miúdos muitos especiais. Tentamos fazer as mesmas actividades em todas as escolas mas por vezes não é fácil pois miúdos diferentes reagem de maneira diferente às mesmas actividades e também o numero de alunos por clube é bem diferente. Se na terça temos 10 e na quinta 14 temos dois clubes na sexta um com 22 e outro com 24. Mas o que interessa é que eles gostam e são miúdos fabulosos que fazem trabalhos lindíssimos.  
O tema destas ultimas semanas é: personalidade e identidade. Deixo-vos alguns exemplos dos nossos pequenos artistas:


Qual o teu super poder? Desenha-o no teu super herói 

O meu super poder é 

Super poderes da super primeira aula 


"Quando for grande quero ser arquitecto. Mas apenas para construir edifícios, mas não quero construir escolas"  - um dos miúdos
que tem 8 anos.  

Quando for grande quero ser Policia. 





Sem comentários:

Enviar um comentário